|  |  |  | Ricardo Josua lança Desabandono,  seu primeiro livro pelo selo Tordesilhas 
                  
                    |  | Uma história que trata de perdas, sonhos, frustração e  rupturas no seio de uma família judaica. |  |  
 Leitor assíduo, quase compulsivo, Ricardo Josua lança  seu primeiro romance, publicado pelo selo Tordesilhas.  E o faz com brilho. Segundo o crítico e escritor Luiz Bras, ele “estreia com uma  obra consistente. Senso de humor, profundidade dramática, domínio dos diálogos,  pleno controle da forma romanesca, jeitinho com os intertextos, com a história  recente do país – tudo aí, na medida certa”. Desabandono conta  a história de Daniel Esdras, jovem nascido no Rio de Janeiro, filho de mãe  judia e pai convertido. Marcado por digressões, o livro é dividido em três partes. Na primeira, capítulos  narrados em primeira e terceira pessoa se intercalam, conduzindo o leitor pelos  fatos formativos do passado desses personagens e pelos eventos que se sucedem à  tragédia que se abate sobre a família Esdras.  O relacionamento de  Daniel, protagonista no livro, com o pai, Jonas, é frio e distante. A quantidade de planos extravagantes (e invariavelmente infrutíferos)  que este conseguiu acumular ao longo dos anos é diametralmente oposta à sua  capacidade de demonstrar carinho pelo filho. A mãe, que oscila entre a resignação e a renitência, usa Daniel como  argumento para tentar convencer o marido a tomar categoricamente as rédeas da  vida e proporcionar à família o conforto sempre prometido e jamais alcançado.  A situação da família  muda de forma irremediável quando Jonas desaparece após um mergulho no mar.  Daniel precisa lidar com a ausência de algo que nunca sentiu ser muito presente  e questiona o significado e o papel daquele homem na vida da família. O luto dá  vazão a um livro baseado em uma história que o pai lhe contou quando ainda era  criança.  Daniel vive um estado de  renúncia emocional, uma ausência de comprometimento afetivo real com aquilo e  aqueles à sua volta. O que está perto do coração ameaça, pois deixa a pessoa  frágil diante de frustrações e rompimentos. Daniel se antecipa à dor ensaiando  abandonos, evitando comprometer-se. “Só consigo pensar em soluções mágicas,  rompimentos flitcraftianos”, ele diz, a certa altura. Mas até que ponto conseguimos promover uma ruptura  real com a jornada vivida até então? Ou, como questiona o protagonista de Desabandono: “Qual o poder de um único  evento, uma única revelação, para reescrever uma história inteira?” É essa a resposta que Daniel vai encontrar ao  se ver diante de uma surpreendente revelação. 
 | 
            
              | Sobre o autor
 Ricardo Josua nasceu em 1976 no Rio de Janeiro.  Trabalhou no mercado financeiro e no setor de tecnologia da informação e foi um  dos idealizadores dos podcasts e do jornal literário Lettera Libris.
 
 Sobre o Tordesilhas Revisitando os clássicos  com criatividade, lançando autores consagrados de tradições literárias pouco ou  nada conhecidas por aqui, buscando novos talentos, disponibilizando literatura  de entretenimento sem perder de vista a qualidade, o TORDESILHAS oferece um  catálogo nada convencional e persegue o apuro na produção de seus livros,  aparatando as edições, fixando textos com rigor, convidando especialistas e  tradutores renomados. Seu compromisso é com a sensibilidade curiosa e  investigativa.
 
 
 |