|
|
|
Especialistas defendem em livro, técnica que utiliza chocolates para manter equipes motivadas
|
Segundo os autores, o segredo para conservar os colaboradores satisfeitos diante das dificuldades de gestão é simples, econômico e delicioso: presentear com chocolates. |
|
Em 10 chocolates para o sucesso, publicado pela Editora Alaúde, o coach executivo, Minoru Kimizuka e o empresário, Ademir S. Stein, reuniram a expertise acumulada em décadas de prática empresarial e consultoria especializada em recursos humanos para desenvolver o conceito de “líder chocolate” - profissional inspirador, que motiva seus colaboradores e recompensa o trabalho realizado com o que eles consideram muito mais do que bônus ou promoções, o “alimento dos deuses”, o chocolate.
Leve e inspirador, o livro conduz o leitor por meio da representação de um diálogo entre um respeitado coach e o diretor de uma grande empresa. O coach é contratado pelo executivo para avaliar a rotatividade dos colaboradores da empresa, considerada muito alta: poucos funcionários permaneciam na casa por mais de dois anos.
O coach percebeu que geralmente funcionários que haviam acabado de alcançar um grande resultado para a empresa demitiam-se pouco tempo depois devido à falta de reconhecimento. Com isso, além de perder seus melhores funcionários, a empresa sofria com o clima de insegurança por parte dos funcionários remanescentes, que percebiam esse movimento.
O livro leva a refletir sobre a postura pouco crítica dos gestores que costumam justificar a alta rotatividade como positiva - um sinal de que a empresa está sempre se alimentando de sangue novo. Porém, e quando são exatamente as melhores cabeças a migrar para outras empresas?
Busca por reconhecimento: o que o “líder chocolate” faria?
Diante do cenário crítico e da consciência de que o reconhecimento é um valor imaterial e de que o elogio é palatável apenas ao ego, a alternativa para alterar a situação e alimentar a necessidade dos funcionários surgiu de uma lembrança amorosa do diretor: a reação de sua esposa quando ela ganhava um chocolate. Ele nunca tinha racionalizado seu comportamento, mas notou que sempre que ia pedir ou fazer algo que a esposa pudesse não concordar, iniciava a conversa oferecendo chocolates. O mesmo ocorria quando ela estava na TPM.
Com essa ideia na cabeça, o diretor foi pesquisar sobre as propriedades do alimento e descobriu que o chocolate é um estimulante natural. Foi então que passou a adotá-lo para suprir uma outra TPM, a tensão pró metas.
Em 10 chocolates para o sucesso, os autores mostram que o titulo não é uma simples metáfora, mas sim, uma eficaz política de gestão de pessoas que permite a empresa aumentar lucros, mantendo uma equipe coesa, motivada e satisfeita com seu trabalho o ano inteiro. Ao participar dessa conversa, o leitor também recebe, em primeira mão, informações preciosas e as dicas certeiras do consultor e pode aplicá-las em sua própria equipe, colhendo os frutos de um ambiente de trabalho competitivo e muito mais saudável.
Ao final de cada capítulo, os autores interagem com o leitor por meio de trechos curtos que o orientam a praticar o que foi exposto.
|
Sobre os autores
Minoru Kimizuka é coach executivo e de estilo de vida, certificado pelo Integrated Coaching Institute,filiado àInternational Coaching Federation. Formado em engenharia com MBA em administração e marketing, atua há mais de 30 anos junto a empresas de todos os portes como gestor e consultor com foco em liderança e resultados. Unindo a sabedoria oriental à criatividade brasileira, Minoru tem uma abordagem exclusiva e muito bem-sucedida sobre as relações humanas no ambiente de trabalho.
Ademir S. Stein é empresário, presidente da rede de joalherias S. Stein, com 22 lojas. Formado em direito e engenharia, tem MBA pela CaliforniaUniversity e especialização em atendimento pela Disney University.
Sobre a Editora Alaúde
Pioneira no país na publicação de livros de automobilismo, a Alaúde vem ampliando e diversificando suas linhas editoriais com títulos na área de alimentação, saúde, filosofia prática, espiritualidade, desenvolvimento pessoal e profissional. Para mais informações, visite o site www.alaude.com.br.
|