|
|
|
Baseado em experiência da autora, livro descreve, com bom humor, os segredos da boa alimentação das crianças francesas
|
A obra é fruto da vivência da autora, a canadense Karen Le Billon, que, ao morar com a família na França, percebeu que muitos aspectos da rotina alimentar dos franceses poderiam ser benéficos para modificar hábitos em sua própria casa. |
|
Cardápio diferenciado, lanchinhos oferecidos ao longo do dia, mimos em troca do prato vazio após as refeições, em muitos casos feitas em frente à TV. Não. Essa descrição não representa o modo francês de educação à mesa. Por lá os pequenos comem o mesmo que os adultos, em horários pré-estabelecidos e são orientados a desfrutar do momento das refeições em família desde muito cedo.
A constatação é de Karen Le Billon, compartilhada com o leitor em Crianças francesas comem de tudo - A história de uma família que se mudou para a França e aprendeu as 10 Regras de Ouro para criar filhos saudáveis e felizes à mesa, livro quea Editora Alaúde lança no Brasil. Admirada com o modo como os pequenos franceses se relacionam com a comida e após perceber a lógica por trás da metodologia - que tira completamente da mão da criança a decisão de comer ou não determinados alimentos, por exemplo -, a escritora e professora da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) adaptou-a à sua família.
A empreitada de Karen teve início quando ela e a família foram morar na França. Lá, ao perceber o modo rígido com que os franceses orientam crianças à mesa, a autora observou que a adoção daquelas práticas poderia ser benéfica para toda a família. Fácil não foi, como o leitor perceberá no relato sincero de Karen no livro, mas os resultados valeram a pena.
Por que funciona?
Para começo de conversa, na França quem manda no prato das crianças são os pais. Quem não é francês e vive em conflito com as crianças na hora das refeições pode considerar essa regra simplista. A prática, no entanto, prova que a base e o sucesso do método residem exatamente na disciplina das famílias.
Petiscos e guloseimas entre as refeições são considerados sabotadores das práticas saudáveis de alimentação. As crianças são estimuladas a comer comida de verdade e a experimentar de tudo. No repertório delas há espaço para muitas frutas, legumes, verduras, peixes, além, é claro, de toda a sorte de manteigas e queijos, ingredientes típicos dos pratos franceses. Elas comem o mesmo que os adultos, sem restrições.
Lá crianças fazem três grandes refeições – café da manhã, almoço e jantar - e um pequeno lanche da tarde. Como os intervalos entre os pratos são longos, é natural que sintam fome. O que não causa nenhum rebuliço entre os pais franceses, que encaram isso de forma positiva. A ideia deles, segundo apurou Karen, é a de que as crianças aprendam, desde cedo, a diferença entre fome e vontade de comer.
Sobre o cardápio das famílias francesas, Karen avisa: ele não é elaborado a partir de receitas difíceis e que exijam longos tempos de preparo. Muito pelo contrário. Para provar que é possível seguir o menu francês, Karen oferece 18 receitas, distribuídas entre sopas e purês, saladas e pratos principais, e sobremesas.
Longe de ser um livro com regras rígidas de conduta para a criação de crianças saudáveis a partir dos bons exemplos franceses, Crianças francesas comem de tudo propõe e estimula pessoas de todas as partes do mundo a refletir sobre o tipo de alimento oferecido às crianças e até que ponto é possível virar o jogo na luta contra maus hábitos gastronômicos.
|
Sobre a autora
Karen Le Billon é escritora, professora da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), doutora pela Universidade de Oxford e, acima de tudo, uma mulher dedicada ao marido francês e às filhas. Nos últimos anos, depois de sua aventura na França, Karen tem se dedicado a aproveitar cada vez mais a vida em família e em comunidade através da comida, eliminando maus hábitos e aprendendo novas formas de apreciar os alimentos do dia a dia. Ela também se tornou uma das Real Food Adocates da Jamie Oliver Food Foundation.
Sobre a Editora Alaúde
Pioneira no país na publicação de livros de automobilismo, a Alaúde vem ampliando e diversificando suas linhas editoriais com títulos na área de alimentação, saúde, filosofia prática, espiritualidade, desenvolvimento pessoal e profissional. Para mais informações, visite o site www.alaude.com.br.
|