|
|
|
Alaúde lança livro sobre a italiana Lamborghini
|
Autor detalha a origem e a história da montadora criada para competir diretamente com a Ferrari e apresenta modelos que somam quatro décadas de história e que têm em comum o elogiado
motor V12. |
|
A Lamborghini anunciou recentemente o lançamento de seu novo supercarro, o Huracan. O esportivo tem uma missão especial: substituir o modelo mais vendido da história da marca, o Gallardo.
Desde 1998 sob o controle do grupo Volkswagen, a Lamborghini recebeu investimentos pesados para manter no mercado uma linha automotiva moderna e arrojada. Fundada em 1963 por Ferrucio Lamborghini, a fabricante italiana passou por várias fases, gestões e lançou diversos modelos. As trajetórias de quatro deles – Miura, Countach, Diablo e Murciélago – estão detalhadas em Lamborghini – Uma lenda italiana, que chega às livrarias pela Editora Alaúde.
No livro, o jornalista e autor de três outros títulos sobre automóveis, Richard Dredge, apresenta os modelos que somam quatro décadas de história e que, além de terem sido testados pelo mesmo piloto, Valentino Balboni, têm em comum o elogiado motor V12, o clássico quatro comandos de válvula. Dredge detalha ainda a história da montadora de automóveis esportivos de luxo criada para competir com a Ferrari.
O revolucionário Miura e outros modelos
Dividido em quatro partes, o livro apresenta detalhadamente cada modelo. A exemplo dos demais, o primeiro deles, o Miura, produzido entre 1966 e 1972 ocupa cerca de trinta páginas ricamente ilustradas, com fotos do interior e do exterior do veículo, tabelas comparativas que mostram o desempenho em comparação aos concorrentes, especificações dos motores, além de reportagens publicadas pela imprensa na época.
Com nome inspirado na mais selvagem raça de touros lutadores da Espanha, o Miura apresentava um desenho revolucionário, com linhas elogiadas no mundo inteiro, curvas suaves e cores psicodélicas, inovadoras para a época como o verde-limão e o amarelo. Ao longo das páginas, o leitor acompanha a evolução do veículo, os impactos durante a apresentação nos Salões do Automóvel, as impressões nas fases de testes e as reações da imprensa. O mesmo vale para os demais lançamentos Countach, com linhas mais intensas, o potente Diablo e o Murciélago, apresentados com detalhes que impressionam.
Origem
Antes de apresentar os modelos, Dredge introduz o livro com texto sobre as origens da Lamborghini. Seu criador, Ferrucio Lamborghini era um visionário. Um rico fazendeiro construtor de tratores que identificou uma oportunidade na possibilidade de converter veículos militares para uso civil. A fórmula enriqueceu o italiano que se tornou proprietário de uma variedade de carros de luxo e esportivos ao mesmo tempo.
Quase uma década após o lançamento do seu primeiro modelo – o 350 GT, lançado em 1964 - a Lamborghini passou por grandes dificuldades financeiras. Fortemente afetado pela recessão em 1973, Ferrucio Lamborghini vendeu o controle de sua empresa que passou por gestores dos mais diferentes perfis, que transformaram suas linhas e formas, mas mantiveram o estilo moderno e exclusivo.
O livro traz ficha técnica de todos os modelos apresentados, curiosidades de dados sobre veículos únicos como o Lambo Anfíbio e limousine Countach. Ao final, o livro apresenta posfácio e um índice remissivo e tem tradução de Luiz M. Leitão da Cunha.
Conheça também outros títulos da série, publicados pela editora Alaúde:
- FUSCA
- JAGUAR E-TYPE
- KOMBI
- MINI
- PORSCHE 911
|