|
|
|
Rino Malzoni é homenageado com Livro que reconstrói sua trajetória
|
Responsável pela criação do primeiro carro genuinamente brasileiro, no início da década de 1960, Malzoni é eternizado através de obra do jornalista Jorge Meditsch. |
|
A trajetória nem sempre fácil, mas inspiradora, de Rino Malzoni — o homem responsável pelo primeiro carro genuinamente brasileiro, criado no início da década de 1960 — ganha vida nas páginas da obra Rino Malzoni – Uma vida para o automóvel. Escrito pelo jornalista Jorge Meditsch, o livro, que chega às livrarias pela Editora Alaúde, presta justa homenagem ao homem que, motivado por sua paixão por carros, escreveu importante capítulo da história automobilística brasileira.
Em Rino Malzoni – Uma vida para o automóvel, Meditsch conta como Rino deixou a promissora carreira de advogado e o futuro como administrador do negócio bem-sucedido da família para se dedicar ao sonho de construir seus próprios automóveis. O conhecimento empírico, lapidado pelas frequentes idas à oficina mecânica do tio, as transformações feitas em seus carros de uso pessoal até o nascimento do primeiro automóvel elaborado a partir de projeto assinado pelo próprio Rino estão descritos, com detalhes, no livro.
Por meio de sua leitura, descobre-se que o primeiro carro, o GT-DKW-Vemag, levou quase um ano para ficar pronto. “Ele tinha as formas, nitidamente, inspiradas nas Ferraris e em outros esportivos italianos da época”, revela o autor. O livro conta ainda como o carro chamou a atenção de um dos pilotos mais importantes dos circuitos de corrida daqueles tempos, Mário César de Camargo Filho, e fala sobre a série de modelos GT Malzoni desenvolvidos a partir de então a fim de atender à demanda das pistas de corridas.
Puma
O capítulo certamente mais famoso da vida de Rino Malzoni diz respeito à sua participação como principal projetista da marca Puma. A fábrica, independente, que começou em um dos galpões da fazenda de Rino, ostenta o título de ser a marca brasileira que mais produziu modelos esportivos.
Com a ajuda de fotos jornalísticas e de depoimentos de engenheiros e pilotos como Bird Clemente, Mário César de Camargo Filho e Chico Lameirão, Rino Malzoni – Uma vida para o automóvel divulga o legado de um apaixonado por carros, que tinha como motivação transformar ideias e sonhos em realidade.
|
Sobre o autor
Jorge Meditsch é natural de Porto Alegre (RS), mas mudou-se para São Paulo em 1982 para iniciar sua carreira como jornalista. Trabalhou para importantes veículos como Veja, Cláudia, Placar, Exame e Época, mas sua principal atuação tem sido da área de automobilismo: cobriu a Fórmula Indy quando foi correspondente da Agência Estado nos Estados Unidos, e editou o site de automobilismo da mesma instituição; Além disso foi editor da revista O km e colunista darevista Autoesporte, ambas da editora Globo, e coordenador do programa Autoesporte, da Rede Globo. Em 1999 criou a JBVM Serviços Editoriais, uma empresa que se dedica ao mercado automotivo. Desde 2003, também cuida do site http://autoestrada.uol.com.br/.
Sobre a Editora Alaúde
Pioneira no país na publicação de livros de automobilismo, a Alaúde vem ampliando e diversificando suas linhas editoriais com títulos na área de alimentação, saúde, filosofia prática, espiritualidade, desenvolvimento pessoal e profissional. Para mais informações, visite o site www.alaude.com.br.
|