|
|
|
Lutas coletivas e sua relação com as ciências humanas e sociais são tratadas em novo livro da Cortez Editora
|
Livro reúne coletânea de artigos que reafirmam a vitalidade das lutas coletivas e oferece pontos de vistas de expoentes do cenário que colaboram para o enriquecimento do debate teórico no meio social. |
|
A tomada das ruas de todo Brasil, em junho de 2013, por representantes das mais diferentes esferas da sociedade – do sindicalista ao cidadão comum – trouxe novo fôlego à discussão antiga: a defesa dos direitos sociais na esfera pública do País. Em Movimentos Sociais e Serviço Social - uma relação necessária, lançamento da Cortez Editora, duas importantes representantes desse cenário, as professoras Maria Beatriz Abramides e Maria Lúcia Duriguetto, apresentam textos assinados por pesquisadores brasileiros, que contribuem para a contextualização histórica desses movimentos e defendem a importância da participação ativa dos profissionais e cientistas que atuam no serviço social brasileiro na defensoria e na manutenção das conquistas trabalhistas e sociais.
Dividida em duas partes, a obra conta com 18 artigos escritos por intelectuais, pesquisadores, militantes, assistentes sociais e demais profissionais da área. Na primeira parte, o leitor encontrará artigos que tratam sobre os processos de luta de classes no capitalismo contemporâneo em nível internacional e nacional. Destaque para temas como os processos das lutas e dos movimentos sociais brasileiros nos âmbitos sindicais, dos sem-terra, as manifestações de junho de 2013, LGBT e feministas. A segunda parte do livro vincula a direção social da profissão do Serviço Social com os movimentos sociais e apresenta a necessária relação de uma intervenção profissional nos seus processos de organização e de luta, assim como apresenta elementos analíticos que problematizam as lacunas e os desafios desta relação.
Entre as contribuições contidas na publicação, estão textos das organizadoras da coletânea. É da professora Maria Lúcia Duriguetto, por exemplo, texto sobre os movimentos sociais e o serviço social no Brasil no período pós-anos 90. Nele, a pesquisadora destaca a importância das rupturas com o conservadorismo e destaca a relevância de se colocar em sintonia com a defesa e com a construção de uma ‘vida cotidiana cheia de sentidos para a humanidade’. “Nosso projeto profissional chama-nos a sermos sujeitos nas lutas pela construção desses cotidianos, que traduzem a sintonia com os conteúdos da emancipação humana”, defende.
Já argumentos para o combate ao neoliberalismo e ao sindicalismo governista estão contemplados em artigo da professora doutora Maria Beatriz Abramides. Nele, a autora oferece vasto material para promover a discussão em torno da relação entre o movimento sindical e o serviço social. O que seria mais relevante à categoria: organização sindical por ramo de atividade ou por categoria profissional? A leitura aponta caminhos interessantes que corroboram de forma positiva para o enriquecimento dos debates em torno do tema.
Movimentos Sociais e Serviço Social, além deapresentar uma análise macro-estrutural e conjuntural do capitalismo contemporâneo e os desafios para os movimentos sociais, também se atém na análise dos movimentos sociais em suas diferentes manifestações e organizações: sindical, operária, rural, urbana, feminista, etinico-racial, quilombolas, LGBT, feminista. Nessas tematizações também são expressas experiências profissionais de articulação e compromisso com as lutas dos movimentos socais na perspectiva classista.
Sobre as autoras
A professora doutora Maria Beatriz Costa Abramides é pesquisadora do NEAM-Núcleo de Estudos e Pesquisa em Aprofundamento Marxista, Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCSP; ex-dirigente do Sindicato de Assistentes Sociais e da ANAS-Associação Nacional de Assistentes Sociais, Diretora da APROPUC-Associação dos Professores da PUCSP, autora e organizadora de vários livros e artigos. Membro da Coordenação do GTP/ABEPSS Movimentos Sociais e Serviço Social.
Maria Lúcia Duriguetto é professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora; Coordenadora do grupo de pesquisa Movimentos Sociais, políticas sociais e Serviço Social. Membro da Coordenação do GTP/ABEPSS Movimentos Sociais e Serviço Social.
Sobre a Cortez Editora
A Cortez Editora, há mais de trinta anos atuando comprometida com a Educação de todos, acredita na Literatura como caminho para revelar novos olhares para o mundo e propiciar vivências inesquecíveis aos leitores em formação. Assim, há dez anos traduz ideias e sonhos em livros, editados com beleza e cuidado para encantar crianças, jovens e adultos, compondo nosso segmento de Literatura Infantil e Juvenil. Nosso catálogo já ultrapassa os trezentos títulos, com a participação de novos e conceituados autores e os mais expressivos ilustradores do país, sempre atentos aos temas importantes para a formação cidadã, crítica e reflexiva.
Serviço
Movimentos Sociais e Serviço Social - uma relação necessária
Autores: Maria Beatriz Costa Abramides e Maria Lúcia Duriguetto
Preço: R$ 56,00
Páginas: 360
|