O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player



 

Integrare Editora

   

Releases

      << Volta
 

Institucional

Releases

Imagens

Clippings

 

 

Especialista em Geração Y discute em novo livro o futuro de jovens e veteranos em um mercado de trabalho que convive com uma crise econômica mundial intermitente.

Segundo o consultor Sidnei Oliveira, chegou o momento de discutir o que deve acontecer com a Geração Y e como ela irá se apresentar diante dos desafios da sociedade.

 

O crescimento da economia, a crise europeia e a busca por talentos em diversas áreas fazem do Brasil um novo pólo de atração para estrangeiros. Exemplo disso é o balanço divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Conselho Nacional de Imigração (CNig). Segundo o documento, em 2011 foram concedidas 70 mil autorizações de trabalho, o que representa um salto de quase 25% em relação a 2010, jovens que, muitas vezes, estão mais preparados para o mercado de trabalho do que os nossos. Mas não são apenas os executivos estrangeiros que desembarcam no Brasil em busca de melhores cargos e salários. Profissionais brasileiros da geração X - que agora atingem os 50 anos e que fizeram carreira no exterior - estão retornado ao País, atraídos por propostas tentadoras, fato que acaba inflando o mercado de trabalho local e reduzindo, mais ainda, as oportunidades para os jovens da geração Y.

A conclusão é do consultor em gestão empresarial e desenvolvimento humano, Sidnei Oliveira autor do livro Jovens para sempre – Como entender os conflitos de gerações que chega as livrarias pela Integrare Business. Segundo o especialista, é preciso estar atento às crises e oportunidades que esse panorama pode gerar: “Se por um lado os Y’s têm maior mobilidade e flexibilidade com relação à adaptação às novas tecnologias, por outro, muitos deles levam consigo a falta de experiência nas relações de trabalho, uma das qualidades que os profissionais da geração X têm de sobra” – comenta. Raramente conseguem adquirir a experiência inerente a um determinado cargo pois, quando minimamente insatisfeitos, já mudam de empresa.

Sidnei alerta que os profissionais X também ganham quando o assunto é trabalho em equipe, foco e comprometimento. Além disso, sentem–se cada vez mais à vontade com a tecnologia que eles criaram junto aos novos padrões e costumes da sociedade.

EmJovens para sempre – Como entender os conflitos de gerações, Sidnei traz uma nova perspectiva sobre o que é ser e permanecer jovem. Apresenta os “ciclos da vida” e, por meio deles, demonstra aos leitores que as gerações estão interligadas e dependem umas das outras. Explica também como surgiram tantas gerações e como é possível estabelecer um convívio harmônico entre elas e como deve ser o futuro da geração Y e de seus veteranos.

Autor de Geração Y – O nascimento de uma nova versão de líderes e Geração Y – Ser Potencial ou ser Talento? Faça por merecer, ambos lançados pela Integrare Editora em 2010 e 2011 e que já venderam mais de 50 mil exemplares, Sidnei Oliveira esclarece que, diferente dos primeiros títulos que estabelecem conceitos, expectativas e possibilidades para os jovens nascidos entre 1980 e 2000, Jovens para sempre busca traçar um cenário mais abrangente que envolve todas as gerações presentes na sociedade. “O caminho é buscar a integração. Para isso, os jovens mais experientes precisam abrir espaço para os mais novos, que por sua vez devem se impor com mais atitude, ocupando os espaços que são deles por direito”, comenta.

O mercado de trabalho não é mais o mesmo
Quando os primeiros representantes da geração Y ingressaram no mercado de trabalho, há cerca de 10 anos, as empresas tiveram que conviver com uma nova visão. Bem informados, questionadores e com sede de crescer profissionalmente, esses jovens desafiaram lideranças e foram chamados de ansiosos, infieis e insubordinados.

Hoje, essa geração começa a chegar aos 30 anos. Após uma década de convívio com esses jovens no trabalho, alguns mitos podem ser desfeitos e algumas verdades, comprovadas. Atualmente o cenário do mercado de trabalho é outro. Considerado improdutivo décadas atrás, o profissional de 60 anos hoje está pronto para inovar, aprender e colaborar com empresas e instituições. Já o jovem não precisa mais começar a trabalhar antes dos 20 anos para construir uma carreira sólida, uma vez que o mercado está muito mais flexível e as relações de trabalho mudaram significativamente.  “Estamos assistindo a uma verdadeira transformação nas relações humanas, provocada principalmente pelos paradoxos e pelas virtudes da geração de jovens que começou a dominar a sociedade” – alerta, Sidnei.

Na obra, Sidnei também ressalta que é necessário entender o real impacto que o aumento da expectativa de vida trouxe para a sociedade. A questão interfere diretamente nos comportamentos das pessoas que passam a adotar como estilo de vida o “jeito jovem”. Segundo o autor, muitos contratos sociais estão sendo reescritos e os leitores certamente tem grande interesse em entender as causas e os caminhos que devem ser adotados a partir da nova realidade. “Compreender o jovem da geração Y é entender o futuro e se adaptar a ele. Afinal, todos querem ser jovens para sempre” – completa.


Sobre o autor
Sidnei Oliveira é consultor, autor e palestrante, expert em gerações, desenvolvimento de novos talentos e redes sociais. Desenvolveu soluções em programas educacionais e comportamentais para mais de 30 mil profissionais em empresas como Vale do Rio Doce, Gerdau, Petrobrás, Tam, Lojas Renner, entre outras.
Fundou e dirigiu os sites Achei!! e Zeek! até a venda da empresa para a StarMedia Networks, onde atuou como diretor de desenvolvimento de produtos e ombudsman mundial. Além disso, participou da criação e implantação de diversas empresas na América Latina, com foco em soluções inovadoras em redes sociais e meios de pagamentos eletrônicos.  Atualmente é presidente da Kantu Educação Executiva, é vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental, consultor-associado da Empreenda Consultoria e membro do conselho de administração da Creditem Cartões de Crédito e do Fórum de Líderes Empresariais. Sidnei Oliveira também é autor dos livros Geração Y – O Nascimento de uma nova versão de líderes e Geração Y – Ser Potencial ou ser Talento? Faça por merecer ambos pela Integrare Editora.

Sobre a Integrare Editora
Criado pela Integrare Editora, o selo Integrare Business chega ao mercado com o objetivo de trazer projetos de livros instigantes, cujo firme propósito é antecipar e suprir anseios do mercado corporativo. Assim, a proposta vai além de lançar produtos para concorrer com livros deste segmento no mercado editorial. Entre os autores selecionados estão David Jones, José Roberto Martins, Arthur Bender, Sidnei Oliveira. Para 2013, estão previstos outros dez títulos.

Jovens para sempre– Como entender os conflitos de gerações
Sidnei Oliveira

128 páginas
Preço: R$ 35,00
Integrare Business, 2012

Mesmo autor de Geração Y – O Nascimento de uma nova versão de líderes e Geração Y- Ser Potencial ou ser Talento? Faça por merecer

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Parceria 6 - Assessoria de Comunicação
(55-11) 3062-9951 - 3081-1260
www.parceria6.com.br   

Heloizi Parra
heloizi@parceria6.com.br
(11) 98657-6894

Antoune Nakkhle
parceria6@parceria6.com.br
(11) 7717-5802