|
|
|
Livro reúne história, cultura, hábitos e sofisticadas receitas que envolvem o grão que conquistou o mundo
|
Com a assinatura de conceituados chefs, o livro traz em torno de 100 receitas que utilizam o café como ingrediente base. |
|
Pesquisas apontam que o café foi consumido pela primeira vez por volta do século IX, na Etiópia. Atualmente, mais de 60 países no mundo cultivam o fruto do cafeeiro. No Brasil, a bebida ocupa posição de destaque, maior produtor e exportador mundial de café na atualidade. A história do fruto, sua origem, os primeiros países a consumir a bebida, os requintes dos salões de café que encantavam a Europa e o Brasil e os principais endereços que servem a bebida hoje, além de receitas e equipamentos para saborear em seu melhor estado, estão reunidos em Chefs – Café, quarto livro da série que chega às livrarias pela editora Melhoramentos.
Primorosa apresentação do jornalista e escritor Luís Fernando Veríssimo introduz o universo do livro que reúne preciosos textos de profissionais amantes do café, entre eles, o jornalista Jacques Schop e a especialista Isabela Raposeiras. Amante confesso da terlúlia – arte da conversa- a base de café, Veríssimo conta como em torno do simples hábito de tomar café se desenvolveu toda uma civilização, citando como exemplo a Espanha.
O jornalista Jacques Schop traça na obra um panorama do café em diversos países e aborda as grandes transformações sociais, políticas e econômicas nos locais onde o café foi introduzido – e para não fugir do costume, o faz a partir de narrativas e diálogos de personagens históricos e fatos curiosos. Uma das referências do autor é a Revolução Francesa, que, segundo relatado no livro, começou a ser gestada nas cafeterias parisienses: “Personagens como Marat, Robespierre e Danton eram presenças frequentes nos cafés, onde discutiam com aliados ou rivais políticos. Um dos mais famosos centros de discussão da época era o Café de Foy”.
De olho no futuro, o presidente do SindCafé, Nathan Herszkowicz, fala sobre um novo ciclo de prosperidade do café, sua relação com a sustentabilidade e os avanços do mercado. Hoje o café já é o segundo produto mais negociado no mundo, atrás apenas do petróleo.
Voltadas ao preparo e consumo, Isabela Raposeiras ensina o que é o café - do campo até a xícara -, fala sobre os cafés especiais do Brasil e de outros países, dá dicas de degustação, preparo, ensina como reconhecer os bons cafés, e Eliana Relvas (barista, degustadora profissional e especializada em avaliação sensorial de café) explica todos os tipos de café, dos clássicos ao expresso, às variantes capuccino, latte, machiato.
As referências das informações contidas no livro e os termos específicos do universo gastronômico estão citados na bibliografia e no glossário que acompanham a obra.
Receitas inusitadas
A melhor parte do livro, como é acertadamente intitulada, é reservada para as receitas de grandes chefs, criadas tomando o café como ingrediente base. Belíssimas fotografias de Mauro Holanda ilustram em torno de 100 receitas assinadas por renomados chefs que confirmam surpreendentemente como o café realça os sabores e tempera carnes, peixes, risotos massas, pães e saladas e ainda é uma ótima opção de drink. Se não bastasse, conforme Veríssimo destaca no prefácio, o café estimula o cérebro, aquece o debate, favorece o convívio ou a contemplação, energiza ou equilibra – ou é apenas seu prazer, solitário ou compartilhado, de todos os dias.
Chefs participantes
Alain Uzan - Alex Atala - Alex Gomes - Ana Luiza Tajano - Ana Soares - Arnor Porto - Benê Ricardo - Breno Lerner - Carlos Ribeiro – Derivan Ferreira de Souza- Eliana Relvas - Giuseppe Gerundino – Gordon Ramsay – Hamilton Melão Jr. – Isabela Raposeiras - Janaína Rueda - José Baratino – Julien Mercier - Mara Mello – Hamilton Mellão - Michel Brock - Raul Concer - Renata Braune - Rodrigo Libbos - Rodrigo Martins - Rodrigo Oliveira – Salvatori Loi - Sauro Scarabotta.
|