|
|
|
Sucesso nos Estados Unidos, com mais de 100 mil exemplares vendidos, O Que Cozinhar & Como Cozinhar da britânica Jane Hornby, chega ao Brasil pela Editora Melhoramentos
|
Chef britânica dá uma “mãozinha” aos que pretendem se aventurar na cozinha oferecendo um passo a passo ricamente ilustrado que ajuda até os menos habilidosos a surpreenderem à mesa. |
|
O que você gosta de cozinhar? Sejam pratos elaborados ou receitas mais modestas, o sucesso envolve tempo, cuidado e dedicação. Para facilitar a tarefa e motivar aqueles que se identificam como menos habilidosos na cozinha, a britânica Jane Hornby lança no Brasil, pela Editora Melhoramentos, O Que Cozinhar & Como Cozinhar – Totalmente Passo a Passo. Um sucesso que, desde 2009, já vendeu mais de 100 mil cópias apenas nos Estados Unidos.
Formada pela Leith’s School of Food and Wine, uma das mais tradicionais e respeitadas escolas de culinária do mundo, Jane Hornby esclarece que a proposta do livro é desmitificar o espaço da cozinha, principalmente para aqueles que amam comer, mas não se sentem completamente seguros para colocar em prática seus projetos gastronômicos. A ideia é ajudar aqueles que não têm a menor intimidade com a arte da gastronomia a partir de receitas bem explicadas e exaustivamente testadas.
Dividido em sete capítulos, o livro reúne mais de uma centena de receitas para todas as ocasiões. São opções que vão de simples smoothies de frutas, servidos no café da manhã ou brunch, até lanches leves, jantares rápidos, acompanhamentos, pratos bem elaborados e sobremesas – tudo ricamente ilustrado por belíssimas fotos. Há ainda a indicação de ingredientes e utensílios (todos simples e viáveis) para que, facilmente, um jantar para amigos torne-se uma ideia possível e em tempo suficiente para ainda surpreendê-los.
A autora ilustra o passo a passo de cada receita. A ideia é mostrar como o prato se apresenta nos estágios específicos de preparação e as transformações sofridas por ele nas etapas do preparo. Um diferencial que até então fazia falta nos livros de culinária e que esclarece questões como o momento de desligar o fogo, os detalhes que necessitam de mais atenção e, inclusive, descrições do aroma que deve ser apresentado. Cada receita é sugerida a partir de uma grande foto dos ingredientes necessários e as medidas exatas para cada um. Segue a receita e, para cada passo, há mais fotografias a ilustrar uma cozinha possível e básica.
Ao final da obra, o leitor encontra sugestões de cardápios completos com indicação de técnicas e estratégias para multiplicar ou dividir as receitas.
Tempo para cozinhar não será uma desculpa
Em O Que Cozinhar & Como Cozinhar todas as receitas são organizadas para que sejam realizadas rapidamente. Dicas como o momento exato de picar um legume estão descritas no decorrer do preparo sem que fiquem escondidas na lista dos ingredientes. “Isso é cozinha em tempo real!”, diz Jane Hornby. Economia de tempo é uma ordem mesmo tratando-se da arte culinária. Cozinhar é celebrar e, neste livro, procura-se ir além da ideia de ensinar a técnica, mas proporcionar o prazer vivenciado ao compartilhar com pessoas queridas a alquimia e o sabor preparados por nossas próprias mãos.
|
Sobre a autora
Jane Hornby nasceu e cresceu perto de Birmingham, Inglaterra, e interessou-se pela cozinha desde a infância, observando a mãe no preparo da comida caseira. Ela mesma considera que era uma criança estranha, que desejava ir para casa após a escola para preparar algum novo prato, enquanto suas colegas queriam brincar. Após cursar a Leith’s School of Food and Wine foi trabalhar na revista BBC Good Food onde ficou por 6 anos, escrevendo receitas, editanto para os melhores chefs e autores de culinária, além de atuar como produtora de fotos. Em 2009, finalmente conseguiu lançar seu primeiro trabalho autoral de maior peso, o livro que agora chega ao Brasil O Que Cozinhar & Como Cozinhar. Ela continua cozinhando muito e escrevendo seus livros, além de colaborar regularmente nas melhores revistas de alimentos do Reino Unido, incluindo a BBC Good Food, Waitrose Kitchen, Olive e Fabulous Food.
Sobre a Editora Melhoramentos
Há 122 anos no mercado, a Melhoramentosocupa posição de destaque nos diversos mercados em que atua. É referência no mercado de dicionários com a linha Michaelis (português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e japonês), que detém 35% do mercado. Para não perder a tradição iniciada em 1915 – com a edição de O Patinho Feio – de ser a principal editora infantojuvenil do país, a Melhoramentos alinha entre seus autores nada menos que Ziraldo e seus 147 títulos – um sucesso absoluto entre o público jovem de todo o mundo e que já bateu um recorde histórico: passou dos 3 milhões de exemplares vendidos de O Menino Maluquinho.
|