De Volta para o Céu, que chega às livrarias em abril pela Editora Pensamento, narra a comovente história de Ben Breedlove, americano nascido no Texas que faleceu em 2011, no dia de Natal, com apenas 18 anos de idade, vítima de uma doença cardíaca.
Inspirador, o livro, que já alcançou mais de 100 mil exemplares vendidos nos EUA desde seu lançamento, em outubro, e teve seus direitos adquiridos por cinco outros países, incluindo o Brasil, é uma carinhosa homenagem que a irmã de Ben, Ally Bredlove, hoje com 23 anos, prestou ao irmão, seu melhor amigo e, em sua opinião, a pessoa mais doce e sorridente que ela já conheceu.
Dividida em 43 capítulos, a obra reúne detalhes sobre a infância e a adolescência do garoto de sorriso fácil e natureza bondosa, que aos três meses de idade foi diagnosticado com uma cardiomiopatia hipertrófica – condição cardíaca que impede o coração de bombear o sangue de forma eficaz, o que provoca arritmias graves e risco constante de morte súbita.
Fenômeno
O livro é o retrato do carisma do garoto precoce, sonhador, que admirava esportes e desejava visitar vários países ao redor do mundo. A simpatia de Ben conquistou não apenas sua família, mas uma multidão que acompanhou de perto sua trajetória por meio da Internet. O garoto criou contas em canais como Youtube para divulgar uma série de vídeos, produzido por ele mesmo. O mais famoso, ele chamou de This is my history, é também o mais comovente –, e Ben fez tudo isso sem que os familiares soubessem de absolutamente nada.
Após a morte de Ben, seus pais foram surpreendidos pelo vídeo, “um verdadeiro presente”, segundo a irmã. Acessado por mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo, o viral que se tornou fenômeno na internet, é pura demonstração de fé e sabedoria: no vídeo, garoto utilizava cartões de memória flash para contar sua história, fala sobre detalhes da doença, questões espirituais e experiências de quase morte que vivenciou nas três paradas cardíacas que sofreu durante sua breve vida.
Dono de uma maturidade incomum para sua idade, Bem relata em suas mensagens no material, com tranquilidade e leveza, a sensação de avistar o céu, de ver anjos, e relata de forma esclarecedora o mito da sobre a vida após a morte: “Ben percebeu que seu tempo era limitado. Aproveitou cada momento para desfrutar a vida e, ao mesmo tempo, pensou em investir na vida do próximo – produziu o vídeo para conscientizar pessoas sobre a importância de celebrar a vida, mais do que isso, sobre a tranquilidade necessária para encarar a morte” – comenta Ally Bredlove.
A história de Bem Bredlove detalhada no livro deixa uma mensagem que remete à fé em Deus - a quem ele procurava para compreender o verdadeiro propósito de sua vida. Procura mostrar que a morte, ao contrário do que se imagina, pode significar paz e leva o leitor a refletir sobre a finalidade real de sua vida.
|